O Sudeste adicionou 100 mil sistemas de geração solar distribuída (GD) no primeiro semestre de 2022, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. O número representa um avanço de 61% em relação ao desempenho do mesmo período do ano passado.
A GD solar chegou para 121,1 mil unidades consumidoras da região nos primeiros seis meses do ano, crescimento de 62% sob a mesma base de comparação. Em termos de potência, o aumento foi de 44%, com 863 MW adicionados no Sudeste, que conta com os dois maiores mercados do País: Minas Gerais e São Paulo.
Da mesma forma que ocorreu nacionalmente, o avanço do setor de GD solar no Sudeste foi puxado pela classe de consumo residencial, que acrescentou 82 mil sistemas fotovoltaicos e 470 MW, beneficiando 96 mil unidades consumidoras.
As classes comercial, rural e industrial adicionaram um número bem menor de sistemas, 7,7 mil, 8,3 mil e 1 mil, respectivamente. Porém, como se trata de instalações de maior porte, a potência acrescentada é relevante: 197,6 MW, 143,2 MW e 44 MW.