Salto da energia solar provoca reanálise sobre o horário de verão

setembro de 2022

Chegou a época da discussão anual sobre a volta ou não do horário de verão, extinto em 2019 pelo então recém eleito presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, o setor de serviços se rasgou pedindo a volta, dizendo que seria importante para a retomada após as restrições da pandemia. O posicionamento do Ministério de Minas e Energia foi de que a mudança no perfil de consumo não gera mais economia. Um exemplo é a ampliação do uso de ar condicionado, especialmente nas residências, que ficariam ligados por mais tempo.

Só que, neste ano, a geração de energia solar deu um salto no país, com a alta da conta de luz e a proximidade do fim da isenção para uso da rede elétrica. Em tese, quem tem o sistema instalado geraria energia nos horários de pico de consumo. Esse seria um dos fatores que provocaram a discussão deste ano.

Agora, foi pedido novo estudo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em geral, ele é adotado em outubro. Ou seja, está em cima do laço, o que aumenta as apostas de que seria inviável retomá-lo agora. Porém, uma decisão do presidente pode mudar isso.

A coluna até questionou o Ministério da Energia na quinta-feira (8) sobre se estava descartado o horário de verão para este ano. A pergunta não foi respondida. Em uma pequena nota, apenas repete que “é realizada constantemente a avaliação técnica das melhores medidas disponíveis, de acordo com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro.” Porém, foi retirada a parte que dizia que ainda não havia definição, presente em notas anteriores.

Fonte: GZH.

Postagens mais lidas

Câmara aprova urgência de projeto sobre microprodução de energia

23 de novembro de 2022

Aprovadas as novas tarifas da CEEE Grupo Equatorial

21 de novembro de 2022

Brasil ocupa posição de destaque na geração de energia eólica offshore

14 de novembro de 2022

Estacionamentos podem virar usinas de energia solar

11 de novembro de 2022

Engie considera negócios com hidrelétricas da Eletrobras e Copel

9 de novembro de 2022

Abertura do mercado de energia não deve onerar consumidor com novo encargo

7 de novembro de 2022

Notícias

(74)

Energy Dicas

(2)

Curiosidades

(13)

Fale com um especialista!

Envie um Whatsapp agora
e tire suas dúvidas

A Studio Energy atua na redução de custos de energia, oferecendo soluções especializadas para atender às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos.

Link Úteis

Fale conosco

Escritórios

©2021 STUDIO ENERGY - Todos os direitos reservados

OBRIGADO POR SEU CONTATO

Em breve entraremos em contato