Produzir energia limpa é um dos grandes desafios para um futuro sustentável. Estamos progredindo neste caminho e, em 2021, cerca de 10% da energia global veio de fontes solares e eólicas. Mas não é o suficiente e a busca por novas soluções não para. Uma empresa inglesa criou, em 2009, um piso que transforma a energia dos nossos passos em energia elétrica.
A história começou com o desejo do CEO e fundador da Pavegen de aproveitar o movimento das pessoas para gerar energia limpa. Laurence Kemball-Cook testou mais de 350 protótipos de pisos até chegar na versão atual: plataformas triangulares que contêm geradores individuais e se encaixam formando um piso que transforma energia cinética em energia elétrica.
Como funciona?
As plataformas têm um pequeno gerador em cada um dos seus três cantos. Quando alguém pisa em um ladrilho, as pequenas rodas destes geradores são acionadas e giram em alta velocidade, gerando energia que é enviada e armazenada em uma bateria.
As pessoas andam sobre o piso e cada passo produz entre 2 e 5 joules de energia. Esta quantidade de energia, isoladamente, é muito baixa, já que uma lâmpada normal consome cerca de 60 joules por segundo.
Os pisos não têm a capacidade de abastecer cidades ou atender grades demandas, mas são uma alternativa para gerar energia em escala menor. Segundo os fabricantes, os pisos da Pavegen podem abastecer escritórios, shopping centers, bairros iluminados, jogos esportivos ou festivais de música.
Em um festival de música, centenas de pessoas dançam e circulam pela área do evento o tempo todo. Em estações de trem, shopping centers, aeroportos e outros locais de grande circulação, o número de pessoas – e de passos dados – também é enorme.
Usos do piso Pavegen
A energia gerada por este movimento pode ajudar a manter as luzes do palco, telas de LED com informações, equipamentos de som ou iluminação.
As telhas Pavegen são feitas de materiais reciclados e são 80% recicláveis, à prova d’água. Eles podem suportar 5 anos de uso intensivo. A camada superior é feita de pneus reciclados. Com pouco ou nenhum esforço por parte das pessoas uma calçada inteligente poderia ajudar a fornecer energia limpa em locais de grande circulação.
De acordo com Ciara Chantrey, da equipe de marketing da Pavegen, a solução também pode fornecer energia para países em desenvolvimento ou áreas sem redes elétricas. Isso se deve à bateria do aparelho, que armazena a energia para uso ao longo do tempo, sem precisar estar conectada à rede elétrica.
Os pisos Pavegen já foram instaladas em diversos locais da Inglaterra, como o Aeroporto Internacional de Heathrow, universidades e ruas de grande circulação. Instalações também foram realizadas em outros países da Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul.
As plataformas podem ser usadas para ações de educação ambiental, campanhas de ativação e marca, no desenvolvimento de cidades inteligentes e mais sustentáveis, e em locais de grande circulação, como estações de transporte público, espaços turísticos e eventos culturais.
A equipe de desenvolvimento está trabalhando em estratégias para reduzir os custos atuais de produção para que a solução possa ser aplicada em proporções cada vez maiores, já que individualmente, cada plataforma, gera uma quantidade pequena de energia.