O Instituto de Pesquisa Francês INES.2S (Institut National de L’Energie Solaire), desenvolveu um kit fotovoltaico capaz de transformar qualquer carro elétrico em um captador de energia solar. O equipamento foi testado em um modelo Renault Zoe e mostrou a possibilidade de adicionar até quatro quilômetros de autonomia diários.
O Vehicle Integrated PhotoVoltaic (VIPV), é um equipamento composto por um painel de energia solar adaptável, uma bateria e uma interface eletrônica. A energia solar adicional garantida com o kit fotovoltaico tanto pode ser utilizada para ampliar a autonomia do carro elétrico como também para alimentar os componentes elétricos do veículo e o ar condicionado, por exemplo.
Segundo o instituto INES, a coleta de dados ao longo de diversos meses e vários veículos tornará possível quantificar com precisão a contribuição em quilômetros solares, estimada em 800 adicionais de autonomia por ano.
Por ora, a equipe apresenta o kit fotovoltaico como forma de fomentar o interesse das montadoras do setor em avançar para uma solução integrada e otimizada que alimente a bateria principal do carro elétrico.
Ainda como protótipo, o kit fotovoltaico é visto como uma solução não intrusiva, compatível com qualquer veículo recarregável e que pode ser instalado e desmontado facilmente.
Como uma película, o material conta com uma face traseira composta por ímãs e um desenho mecânico que permite uma boa conformabilidade em qualquer carroceria metálica. De acordo com o instituto, a aplicação solar VIPV é atualmente estudada por diversas equipes industriais e de pesquisa, entretanto pesquisas apontam que tratam de toda a cadeia de carregamento, indo desde a produção solar à sua valorização no consumo dos veículos, são mais raros.
O Instituto estima que um kit fotovoltaico pode tornar possível uma ampliação da autonomia do veículo em 800 km por ano e mitigar a frequência de recarga em 14%, número que é muito grande se for visto no ambiente urbano.
Exemplo disso é que, na França, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Transição Ecológica e Coesão Territorial, 35,7% dos trajetos casa-trabalho são realizados a menos de 5 km, ou seja, 10 km ida e volta.
Entre as vantagens do kit fotovoltaico na aplicação de carros elétricos são destacadas a possibilidade de ampliar o alcance do veículo, aliviar parcialmente a rede de recarga, melhorar o conforto do motorista do carro elétrico, uma vez que reduz a frequência das recargas, além é claro de reduzir o impacto de CO2 durante toda a sua vida útil.
O modelo da Aptera Motors é oficialmente o primeiro carro elétrico movido a energia solar a ser produzido em larga escala no mundo que atrai consumidores. Com um design elegante, mega futurista e confortável, o carro foi inspirado em um modelo de um triciclo, com cerca de 10 m² de células de energia solar responsáveis por gerar energia suficiente para que o veículo seja abastecido por completo, dando vida ao mesmo, permitindo diversas viagens por dia.
A tendência em se comprar um carro elétrico movido a energia solar, fez com que os consumidores ficassem absurdamente encantados com a novidade que chegou ao mercado através da Aptera Motors e já foram logo se preparando para fazer encomendas.
O veículo consegue rodar em dias chuvosos ou até mesmo a noite, pois a conexão feita é capaz de captar a energia solar e guardá-la para os dias nublados.