A Enel Green Power, companhia de fontes renováveis do Grupo Enel, irá realizar um investimento milionário para a modernização de um parque solar localizado na Bahia. Para firmar a parceria com o estado baiano, a companhia realizou a assinatura de um protocolo de intenções em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A Enel Green Power vem atuando bastante no estado da Bahia, seja com energia solar ou eólica. Agora, a companhia visa um projeto de modernizar o Parque Solar Horizonte, situado no município de Tabocas do Brejo Velho, com o investimento de R$ 88 milhões.
No decorrer das obras, diversas vagas de emprego serão geradas, seja de forma direta ou indireta, para a população local. Além disso, as expectativas são altas, e visam, com a finalização das obras, que a capacidade quanto a produção de energia apresente um aumento.
De acordo com José Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), “a Bahia segue como líder na geração total de energia solar, correspondendo a 30,16% da geração nacional. O Estado tem um enorme potencial na geração de energia solar e eólica. As energias renováveis transformam as paisagens, a economia e geram emprego e renda para os municípios baianos. A SDE oferece apoio institucional e acompanhamento da empresa, desde a sua intenção de se implantar, até a sua instalação, ofertando todo apoio necessário em todas as etapas do processo”.
Quando questionado a respeito dos investimentos realizados para que essa modernização aconteça no Parque Solar, Jean Philippe Salvatore, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, revelou alguns pontos importantes de como será feito. Para ele, um dos focos principais da modernização, além do aumento da capacidade energética, será a troca dos inversores originais por outros mais atuais.
Conforme foi divulgado pela Enel e seus representantes, o esperado é que até primeiro trimestre de 2023, as obras de modernização no parque solar sejam encerradas.
Energia renovável na Bahia é uma das maiores do nordeste
Até o presente momento, o estado conta com o total de 41 usinas solares em funcionamento. No total, são 8 municípios beneficiados, contabilizando o equivalente a 1,3 GW de potência instalada. Dentre as cidades onde há a presença de uma usina, podemos citar: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.
No entanto, esse número está prestes a mudar, afinal, existem outros 180 parques de energia solar em fase de construção, ou quase saindo do papel. Dessa forma, quando todas essas estivem funcionando corretamente, o estado da Bahia chegará à marca incrível de 8,3 GW de potência instalada.
Sendo assim, o estado vem crescendo cada dia mais, enquanto recebe investimentos, seja da Enel ou das demais companhias que veem na Bahia, um bom local para construir parques de energia solar.