De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar, a Absolar, o estado o Rio Grande Do Sul, conta com 158,4 mil gaúchos consumidores que contam com o benefício da energia solar para abater a conta de luz.
Desde o início de 2021 o setor está em expansão acelerada, quando a escassez hídrica passou a provocar altas fortes na conta de luz. Em 2022, o crescimento é ainda mais acentuado, já que a isenção da tarifa para o uso da rede elétrica até 2045 valerá apenas para quem solicitar a instalação do sistema fotovoltaico até janeiro de 2023.
Atualmente, o Rio Grande do Sul ocupa a terceira colocação com maior potência de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em segundo lugar está o estado de São Paulo e em primeiro, com folga, Minas Gerais.
Ainda de acordo com informações da Absolar, o mercado gaúcho possui 1,1 gigawatt instalado em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O que significa mais de R$ 3,6 bilhões em investimentos e geração de 35,1 mil empregos desde que a modalidade foi permitida, em 2012.
O Rio Grande do Sul responde sozinho por 11,3% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade no país. Há conexões operacionais em todos os 497 municípios, revela a coordenadora estadual da Absolar, Mara Schwengber.
Fonte: GaúchaZH.