Foi publicado no Diário Oficial da União o cancelamento de mais dois leilões de energia elétrica que estavam previstos para acontecer este ano. Com isso, o Governo Federal ainda tem por expectativa a realização de outros dois leilões — um com expectativa de baixa compra de energia pelas distribuidoras do País.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a medida tem objetivo de trazer economia para a administração federal “A medida representa, portanto, (…) aumento da efetividade de iniciativas públicas, além da melhoria contínua dos processos e planejamentos que envolvem contratações suportadas pelos agentes que compõem o setor elétrico brasileiro”, afirmou a pasta, por meio de comunicado.
Não é a primeira vez que o Ministério de Minas anuncia o cancelamento de outro leilão. Em agosto, o leilão de energia nova A-6 também foi cancelado. A justificativa utilizada foi de falta de demanda pelas distribuidoras.
O leilão aconteceria já nesta sexta-feira (16) e visava a compra de energia de novos projetos. A entrega de energia estava prevista para 2028. Já o leilão A-5, que também aconteceria nesta sexta, foi adiado para 14 de outubro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).