Energia solar se torna a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira

julho de 2022

A energia solar fotovoltaica ultrapassou em potência gerada as usinas termelétricas movidas a gás natural e biomassa e se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira, atrás apenas das hidrelétricas e das eólicas, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No total, a energia solar gera 16,4 gigawatts (GW), 8,1% do total, em grandes usinas e em projetos de geração própria, ante os 16,3 GW do gás natural e os 16,3 GW da biomassa. As hidrelétricas lideram com 109 GW de capacidade instalada (53,9% do total), e as eólicas seguem em segundo lugar, com 21,9 GW de potência (10,8%).

Segundo a associação, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos, R$ 22,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 479,8 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

De acordo com Carlos Dornellas, diretor da Absolar, as usinas de energia solares podem gerar energia a preços até dez vezes menores do que os de termelétricas fósseis ou importada de outros países, duas maneiras acionadas de forma emergencial pelo governo para lidar com a escassez de chuvas que afetou a geração das hidrelétricas em 2021. “A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, comenta Dornellas.

Fonte: Jovem Pan.

Postagens mais lidas

Câmara aprova urgência de projeto sobre microprodução de energia

23 de novembro de 2022

Aprovadas as novas tarifas da CEEE Grupo Equatorial

21 de novembro de 2022

Brasil ocupa posição de destaque na geração de energia eólica offshore

14 de novembro de 2022

Estacionamentos podem virar usinas de energia solar

11 de novembro de 2022

Engie considera negócios com hidrelétricas da Eletrobras e Copel

9 de novembro de 2022

Abertura do mercado de energia não deve onerar consumidor com novo encargo

7 de novembro de 2022

Notícias

(74)

Energy Dicas

(2)

Curiosidades

(13)

Fale com um especialista!

Envie um Whatsapp agora
e tire suas dúvidas

A Studio Energy atua na redução de custos de energia, oferecendo soluções especializadas para atender às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos.

Link Úteis

Fale conosco

Escritórios

©2021 STUDIO ENERGY - Todos os direitos reservados

OBRIGADO POR SEU CONTATO

Em breve entraremos em contato