Energia elétrica residencial acumula aumento de 20%

maio de 2022

A energia elétrica residencial acumula aumento de 20,52% nos últimos doze meses, mostra levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado integra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.

Embora a variação mensal das tarifas de eletricidade tenha sido negativa, caindo 6,27% em relação a março, o item segue bem acima da inflação, que acumulou alta anual de 12,13%. A redução foi resultado principalmente do fim da bandeira escassez hídrica em 15 de abril, que acrescentava R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos.

Apesar do fim da cobrança extra, a perspectiva não é positiva para o consumidor brasileiro. Os reajustes anuais de tarifa de energia elétrica promovidos por empresas de distribuição em 2022 chegam a quase 25%, reduzindo ou até anulando a economia com a bandeira verde.

Até o início de maio, a maioria das concessionárias ainda não aplicou os aumentos. Além desses reajustes, devem impactar na conta de luz encargos como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), repasse de empréstimos ao setor elétrico e uma proposta de revisão do sistema de bandeiras, que aumentaria os patamares amarelo e vermelho 1 em mais de 50%.

A inflação teve alta de 1,06% em abril, após ter alcançado 1,62% em março. Conforme o IBGE, esse foi o maior resultado para o mês de abril desde 1996 (1,26%). No ano, o indicador acumula alta de 4,29%. Em abril de 2021, a variação havia sido de 0,31%.

A pesquisa indica que os principais impactos vieram da alimentação e bebidas e dos transportes. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 80% do IPCA de abril.

Postagens mais lidas

Câmara aprova urgência de projeto sobre microprodução de energia

23 de novembro de 2022

Aprovadas as novas tarifas da CEEE Grupo Equatorial

21 de novembro de 2022

Brasil ocupa posição de destaque na geração de energia eólica offshore

14 de novembro de 2022

Estacionamentos podem virar usinas de energia solar

11 de novembro de 2022

Engie considera negócios com hidrelétricas da Eletrobras e Copel

9 de novembro de 2022

Abertura do mercado de energia não deve onerar consumidor com novo encargo

7 de novembro de 2022

Notícias

(74)

Energy Dicas

(2)

Curiosidades

(13)

Fale com um especialista!

Envie um Whatsapp agora
e tire suas dúvidas

A Studio Energy atua na redução de custos de energia, oferecendo soluções especializadas para atender às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos.

Link Úteis

Fale conosco

Escritórios

©2021 STUDIO ENERGY - Todos os direitos reservados

OBRIGADO POR SEU CONTATO

Em breve entraremos em contato