O consumo nacional de energia elétrica subiu 2,5% no mês de abril em comparação com o mesmo período de 2021, para 65.256 megawatts (MW) médios, informou em nota a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A maior parte foi demandada pelo mercado regulado, que fornece energia para pequenas e médias empresas, o comércio e as residências. Esse segmento utilizou 42.030 MW médios, volume 0,4% acima do registrado em abril de 2021.
O restante foi absorvido pelo mercado livre, no qual a indústria e grandes empresas negociam diretamente com fornecedores. Nesse setor foram consumidos 23.227 MW médios no período, montante 6,5% maior no comparativo anual.
O conselho destacou que a instalação de painéis solares em residências e empresas foi um fator que impactou o consumo do mês, reduzindo a demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN). Sem esse tipo de tecnologia, a demanda do mercado regulado também seria 2,2% superior.
Ainda segundo o levantamento, Mato Grosso registrou o maior avanço no consumo de energia elétrica em abril, alta de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Rondônia e Espírito Santo tiveram patamar semelhante, aumento de 11% em ambos, seguidos por Goiás, com 7%.
Setores como minerais metálicos e não-metálicos, alimentos, comércio e serviços puxaram as altas nessas regiões.
Os aumentos setoriais mais expressivos a nível nacional ocorreram nas áreas de serviços (21,6%), madeira, papel e celulose (18,3%) e bebidas (14,2%).
Fonte: Reuters.