A Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, autorizou o início da operação de uma nova usina de energia solar no estado do Ceará e, também, liberou para testes uma nova planta fotovoltaica na Paraíba.
No dia 2 de junho, a ANEEL autorizou o funcionamento das unidades geradoras UG1 a UG12, da UFV Flor de Mandacaru, no município de Icapuí (CE).
A usina foi instalada pela empresa Aliança Energia, em parceria com a Alsol Energias Renováveis, na área do Complexo Eólico Inácio, totalizando 1,03 MW. A Aliança é uma empresa constituída pela Cemig (45%) e pela Vale (55%).
No dia 27 de maio, a ANEEL já havia liberado o início de testes da Usina Solar Fotovoltaica Luzia 3, em Santa Luiza (PB). O empreendimento iniciará os testes com antecipação de 17 meses em relação a sua obrigação outorgada.
O complexo Luzia, formado pelas UFV Luzia 2 e Luzia 3, terá quase 120 MW de capacidade instalada, quando concluído e é o primeiro a iniciar os testes no município de Santa Luzia. Na cidade existem 15 empreendimentos outorgados pela ANEEL, que somam mais de 750 MW de capacidade instalada.
Usinas
Além do anúncio relacionado as novas duas usinas de energia solar, a ANEEL também liberou para testes a operação comercial das unidades geradoras de UG1 e UG2, da PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) Machado Mineiro, somando 1,72 MW. A usina da Cemig está instalada entre os municípios de Águas Vermelhas e São João do Paraíso (MG).
Além dela, a autarquia também liberou a operação das unidades geradoras UG1 a UG4, da usina eólica Ventos de São Bernardo, no município de Ouricuri (PE), somando 17,6 MW; e das unidades geradoras UG1 a UG6, de 3,465 MW cada, da usina eólica Jandaíra IV, localizada em cidade do mesmo nome, no Rio Grande do Norte.
Fonte: Canal Solar.