ANEEL aprova novos critérios no mercado de energia

abril de 2022

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, aprovou a resolução normativa que estabelece critérios de entrada, manutenção e saída de agentes no mercado de energia. As normas foram criadas para o aperfeiçoamento de mecanismos de segurança do mercado de energia elétrica. A aprovação ocorre após consulta pública (CP nº 51/2021), que recebeu 179 contribuições de 25 agentes, entre 18 de agosto e 17 de setembro de 2021.

Destinado a tornar mais efetivo o rol de exigências para obtenção de autorização de comercializadores junto à ANEEL, o tema foi sugerido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) por meio de notas técnicas encaminhadas à Agência. A autorização para comercialização de energia encontra-se regulamentada por meio da REN nº 678, de 2015 (atualmente consolidada da REN nº 1.011, de 2022).

A Resolução Normativa reforça o processo de aprovação e de acompanhamento das comercializadoras ao longo do período de suas operações por meio de avaliações periódicas de relatórios que comprovem a boa saúde financeira das empresas.

O diretor da ANEEL e relator do processo, Sandoval Feitosa, acredita que a adoção de prática mais criteriosa para avaliação de novas solicitações com vistas à autorização para comercialização no âmbito do Sistema Interligado Nacional – SIN, bem como para manutenção e desligamento da CCEE contribuirá para a dinâmica do mercado. “O exercício desta opção regulatória deve ser praticado de maneira equilibrada, de forma que os agentes sejam protegidos sem que todo mercado seja onerado a um custo desproporcional e que prejudique a competição”, afirmou Sandoval em seu voto.

Com o aprimoramento, a Resolução Normativa melhora a segurança do mercado, na medida em que limita o risco sistêmico imposto por comercializadores de pequeno porte e obriga os comercializadores de grande porte a comprovar patrimônio líquido superior a R$ a 10 milhões de reais, sem, contudo, impor barreiras de entrada que possam prejudicar a competitividade do setor.

Fonte: Governo Federal.

Postagens mais lidas

Câmara aprova urgência de projeto sobre microprodução de energia

23 de novembro de 2022

Aprovadas as novas tarifas da CEEE Grupo Equatorial

21 de novembro de 2022

Brasil ocupa posição de destaque na geração de energia eólica offshore

14 de novembro de 2022

Estacionamentos podem virar usinas de energia solar

11 de novembro de 2022

Engie considera negócios com hidrelétricas da Eletrobras e Copel

9 de novembro de 2022

Abertura do mercado de energia não deve onerar consumidor com novo encargo

7 de novembro de 2022

Notícias

(74)

Energy Dicas

(2)

Curiosidades

(13)

Fale com um especialista!

Envie um Whatsapp agora
e tire suas dúvidas

A Studio Energy atua na redução de custos de energia, oferecendo soluções especializadas para atender às necessidades de empresas dos mais diversos segmentos.

Link Úteis

Fale conosco

Escritórios

©2021 STUDIO ENERGY - Todos os direitos reservados

OBRIGADO POR SEU CONTATO

Em breve entraremos em contato