Preparamos um mini guia com 4 passos essenciais para assegurar a melhor compra de um sistema fotovoltaico conectado à rede.
A internet permite informar consumidores residenciais e empresas sobre como comprar equipamentos fotovoltaicos com a melhor relação custo x benefício. Porém, nem todo mundo sabe quais são os pontos a serem verificados para garantir a aquisição de um sistema fotovoltaico.
Através das 4 dicas abaixo mostraremos como garantir boa qualidade, preço baixo e que o equipamento esteja bem instalado:
1° – Calcule o investimento e o tamanho do seu sistema de energia solar
Produzir a sua própria energia exige investimento.
Existem sites com calculadoras de energia solar para te ajudar a ter um panorama geral do valor a ser investido. O tempo de retorno do investimento e a área de telhado necessária para instalação das placas também podem ser obtidos.
2° – Agende uma visita de avaliação técnica com um instalador de confiança
Primeiramente, antes de comprar equipamentos de energia solar você precisa confirmar a viabilidade técnica do local da instalação.
Somente um instalador solar, também conhecido como integrador solar, pode confirmar a viabilidade. A não ser que você seja um profissional da área elétrica, NUNCA compre e monte um equipamento solar sem o acompanhamento de um técnico fotovoltaico.
3° – Aproveite a Isenção de Impostos comprando o Kit Solar completo
Os equipamentos de energia solar possuem isenção de impostos, como IPI e ICMS para aquisição do “kit solar” ou gerador solar. É por isso que a maior parte das empresas distribuidoras de equipamentos de energia solar preferem vender o kit.
4° – Conquiste a melhor compra de equipamentos sem abrir mão da segurança
Com a lista dos equipamentos corretos você pode fazer a compra on line e sem dor de cabeça. Procure por lojas especializadas em energia solar e que tenham boa reputação.
Uma dica é conferir a credibilidade do vendedor lendo avaliações reais de clientes. Você pode fazer isso nas próprias lojas dos vendedores e em sites externos, como a página da empresa no Google e no Reclame Aqui.
Um ponto de atenção são os marketplaces que intermediam a venda de produtos de terceiros e não oferecem suporte técnico. Esse último ponto é importante porque contar com um bom pós vendas é fundamental para a energia solar.